Pesquisar este blog

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

INSS - FunRio irá anular provas da área de Fisioterapia

A Fundação de Apoio à Pesquisa, Ensino e Assistência (FunRio), organizadora, deverá anular as provas do concurso de analista do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), na especialidade de Fisioterapia, e marcar uma nova data para a avaliação. Isso porque cerca de 50 candidatos em Juazeiro do Norte, no Ceará, não puderam fazer os exames por falta de caderno de questões. Até o início da noite desta quarta-feira, 16, a entidade ainda não tinha disponibilizado em seu site o comunicado oficial referente ao cancelamento do exame para a carreira, conforme prometido pelo coordenador de projetos da FunRio, Marco Aurélio, no dia posterior ao exame. Na última terça, 15, ele informou à FOLHA DIRIGIDA que a entidade e o INSS estavam decidindo se cancelariam o exame somente para os fisioterapeutas da Superintendência Regional Nordeste ou para as demais regionais também.

FOLHA DIRIGIDA contatou o INSS, por meio de sua Assessoria de Imprensa, que não quis se manifestar. Independentemente disso, os candidatos que se sentiram prejudicados denunciaram o ocorrido à Polícia Federal, que investiga o caso. O Ministério Público também já está a par da situação e cobrará explicações da organizadora. Há relatos denunciando a falta de cadernos de prova em outras localidades também. Há quatro anos, quando da realização de um concurso para assistente social do INSS, também sob organização da FunRio, a seleção chegou a ficar por dois meses suspensa, uma vez que candidatos de um dos locais de provas em Manaus só puderam começar as provas duas horas depois de seus concorrentes de outros estados. No fim do processo, a Justiça entendeu que o atraso não comprometeu o sigilo das provas e o concurso pôde seguir normalmente.

Andamento - Em 31 de outubro, a FunRio prevê a divulgação dos gabaritos definitivos e do resultado preliminar da prova objetiva. Na mesma data, a organizadora receberá os recursos. Pelo cronograma da seleção, a classificação final do concurso será divulgada em 3 de dezembro. A prova objetiva foi aplicada no último domingo, dia 13. A aprovação está condicionada à obtenção do mínimo de pontos estabelecido para cada disciplina. No item 12.4 do edital consta o número máximo de aprovados por formação/Superintendência Regional ou Administração Central.

A seleção destina-se ao preenchimento de 300 vagas. Mais aprovados, além do número inicial de vagas, poderão ser chamados durante o prazo de validade de concurso, de um ano, prorrogável por igual período. Os contratos serão regidos pelo regime estatutário, que garante a estabilidade empregatícia.

Fonte: Folha Dirigida