Pesquisar este blog

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Soldado-MG: Aspra prevê 5 mil vagas para a PM e Bombeiros

O edital do novo concurso da Polícia Militar de Minas Gerais (PM-MG), que, segundo o major Josan Mendes, da 1ª Seção do Estado Maior, deve ser publicado em julho, já mobiliza a Associação dos Praças Policiais e Bombeiros Militares de Minas Gerais (Aspra).

O presidente da associação, subtenente Raimundo Nonato Menezes, se reunirá com o comando-geral da PM-MG para cobrar informações sobre a seleção."Sabemos que há a intenção de organizar um novo concurso para soldado, mas não temos o edital, que traz as informações essenciais. A reunião com o comando-geral servirá para apurar as informações e dar respostas às pessoas que nos procuram", esclareceu Menezes.Na opinião do presidente da Aspra, a próxima seleção para a PM-MG deve oferecer um grande número de vagas. "A expectativa é de um concurso com cerca de 5 mil vagas para a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros", estimou o subtenente.

A estimativa do presidente da Aspra é reforçada pela própria PM-MG, que já informara, por meio do major Eucles Figueiredo, da 1ª Seção do Estado Maior, que o efetivo atual da instituição está defasado. "O efetivo mínimo da Polícia Militar, fixado por lei, é de 51.669 servidores. Nosso efetivo atual é inferior a esse número. Por isso, precisamos realizar o concurso", afirmou o militar.Além de definir o número de vagas para a próxima seleção, a PM-MG ainda precisa fixar a escolaridade mínima dos candidatos.

No ano passado, a Lei Complementar nº 115/2010 alterou o estatuto da corporação, aumentando a escolaridade mínima de ingresso para o nível superior - antes era exigido o nível médio.Como a corporação tem cinco anos para fazer essa transição, existe a possibilidade do próximo concurso ainda exigir nível médio, embora o major Josan Mendes aponte que a cobrança será de nível superior. "A tendência é que seja para nível superior, mas é algo que ainda vamos definir", ponderou.

Fonte: Folha Dirigida