Pesquisar este blog

quarta-feira, 29 de junho de 2011

INSS - Dicas para prova de Língua Portuguesa

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) espera poder realizar o concurso para técnico e analista em breve. Portanto, quem deseja participar da seleção, deve iniciar os estudos o quanto antes, pois o programa é bem extenso.

FOLHA DIRIGIDA ouviu a professora de Língua Portuguesa do curso Meritus, em Belo Horizonte, Rafaela Lobo, que nos forneceu algumas dicas de preparação para a prova. Para a especialista, não há um item específico, pois o Cespe/UnB exige conhecimento de gramática aplicada ao texto na prova como um todo.A professora fez uma análise do último exame e concluiu que esse não deve ser o único objeto de estudo. "Não é possível afimar se serão exigidos os mesmos itens, por isso, é importante estudar por provas de Língua Portuguesa gerais do Cespe e não só pelo último exame.

Na avaliação passada, por exemplo, a análise textual veio em proporção maior que a esperada, mas isso não significa que a próxima prova será assim. Ajuda muito ver a última prova, mas o candidato não pode ficar preso a ela e, sim, deve basear seu estudo na instituição e nas últimas provas do ano", garantiu.

Rafaela Lobo também falou sobre o tempo mínimo de estudo para um concurso como esse. "Depende muito do candidato e do quanto ele já tem de base. Se a pessoa não tem nenhum conhecimento, terá de se dedicar por mais tempo. Se já sabe bastante de Língua Portuguesa, terá apenas de se adaptar ao modo como o Cespe exige a matéria." Para a professora a rotina de testes e simulados é ótimo porque ajuda muito na preparação dos candidatos. "Auxiliam muito, eu diria que é a melhor forma de a pessoa se preparar", finalizou.

Fonte: Folha Dirigida