Pesquisar este blog

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Polícia Militar prepara novo concurso para soldado

Com 236 anos de história, a Polícia Militar de Minas Gerais (PM-MG) se prepara para outro marco em sua trajetória: realizar novo concurso para soldado. O edital está previsto para ser publicado ainda este mês ou início de julho, conforme adiantou o major Josan Mendes, da 1ª Seção do Estado Maior.

Dois pontos ainda estão sendo definidos: o número de vagas e a escolaridade mínima. Ano passado, a Lei Complementar 115/2010 alterou o Estatuto da Polícia Militar de Minas Gerais, aumentando a escolaridade mínima de ingresso para o nível superior - antes bastava o nível médio. Portanto, o salário também será revisto.

Como a corporação tem cinco anos para fazer essa transição, existe a possibilidade do próximo concurso ainda exigir o antigo 2º grau, embora o major Josan Mendes aponte que a cobrança será de nível superior. "A tendência é que seja para nível superior, mas é algo que ainda vamos definir."O presidente da Associação dos Praças Policiais e Bombeiros Militares de Minas Gerais (Aspra), subtenente Raimundo Nonato Menezes Araújo também acredita que essa exigência estará presente no edital, e defende como sendo melhor para todos. A finalidade de exigir o nível superior é dar maiores condições de trabalho ao policial militar, além de garantir uma melhor qualificação, para que ele atenda a sociedade", ressaltou.

O major Eucles Figueiredo, também da 1ª Seção do Estado Maior da PM, disse que o efetivo de policiais é, atualmente, menor do que o previsto em lei estadual. "O efetivo mínimo da Polícia Militar, fixado por lei, é de 51.669 servidores. Nosso efetivo atual é inferior a esse número. Por isso, precisamos realizar o concurso", salientou o militar.

Raimundo Nonato afirma que o efetivo nunca é completo e que é preciso repor pessoal. "Todo ano se aposenta um número grande de policiais, e ultimamente têm se aposentado mais do que os recrutados. "O último concurso para a PM-MG possui uma turma em andamento, cuja formatura deve ocorrer em novembro deste ano. Os novos soldados vão trabalhar no interior do estado. As turmas voltadas para a capital já foram encerradas.

Fonte: Folha Dirigida