Pesquisar este blog

sexta-feira, 10 de junho de 2011

BANCO DO BRASIL - DICAS DE ESTUDO PARA RACIOCÍNIO LÓGICO

Matéria da Folha Dirigida com o Prof. Walmir do Carmo

Embora a prova do concurso para escriturário do Banco do Brasil esteja programada para o dia 7 de agosto, os candidatos devem começar os estudos o quanto antes para garantir uma boa classificação. Em entrevista à FOLHA DIRIGIDA, o professor de Raciocínio Lógico do curso preparatório Meritus, de Belo Horizonte, Walmir do Carmo Santos destacou a boa técnica de avaliação da organizadora, a Fundação Carlos Chagas.

Segundo o professor, as alternativas de múltipla escolha facilitam a vida do aluno, as provas são bem elaboradas com questões em nível médio, fácil e difícil (20% fáceis em média). "Normalmente a maioria dos itens listados no edital são cobrados, em um certame complexo como este é importante que o aluno já esteja estudando há algum tempo", ressaltou.

O especialista adiantou alguns itens que serão mais cobrados no exame. "Estruturas lógicas de conectivos e suas tabelas verdade; equivalências e negações da proposição condicional, conjunção e disjunção; matemática comercial(razão, proporção, regra de três composta, juros e porcentagem)."

Também destacou a parte de Matemática Financeira como o "coração da prova", onde serão propostas questões de capitalização, taxas de juros, planos de amortizações de empréstimo e financiamentos, cálculo financeiro, empréstimos e investimentos.

Walmir Do Carmo fez uma análise do último exame e concluiu: "a prova foi elaborada pelo Cespe/UnB. Portanto, serão basicamente os mesmos itens cobrados, diferenciando exatamente pela forma de avaliação (certo ou errado). Foi uma prova muito tranquila, embora bem elaborada e com nota de corte bem baixa."

Quanto aos exercícios, simulados e testes, o especialista afirmou ser um fator de grande importância na preparação do candidato, mas que é preciso avaliar a qualidade deste tipo de treinamento.

"A prática nos mostra ao longo dos anos, que, não basta ser ótimo em determinado assunto, pois é preciso regularidade em toda a prova, evidentemente que, se o participante mostrar qualidade para fechar a avaliação de determinada disciplina, talvez seja o "divisor de águas" quanto ao desempate na lista de aprovados", finalizou.

Fonte: Folha Dirigida