Pesquisar este blog

segunda-feira, 13 de junho de 2011

CONCURSO PÚBLICO: EXCELENTE MOMENTO PARA ESTUDO

A professora Alessandra Mara esclarece notícias sobre a suspensão dos concursos e a importância da preparação permanente.


CONCURSO PÚBLICO: EXCELENTE MOMENTO PARA ESTUDO

No início do ano, a imprensa nos "bombardeou" com a informação de que "todos os concursos estariam suspensos em 2011". Essa medida assustou os candidatos a concursos públicos.

Cabe esclarecer o seguinte:

Em primeiro lugar, a medida foi do Poder Executivo Federal, ou seja, não há influência no Poder Legislativo, no Poder Judiciário, nem nos Estados e Municípios.

Em segundo, a fase de transição do governo inicial já passou. O que se publica a todo momento é o Poder Executivo nomeando servidores, autorizando a realização de novos concursos públicos. Por isso, o segundo semestre de 2011 tem grandes expectativas para bons concursos, principalmente para o INSS (nível médio e superior) e para área de segurança pública (tanto na área federal, quanto para Polícia Civil, em Minas Gerais).

Além disso, aguardamos o edital para o Fiscal Municipal de Belo Horizonte bem como para o concurso do TRE/MG (nível médio e superior).

O momento não poderia ser melhor para se dedicar aos estudos. Hoje em dia, as provas estão exigindo cada vez mais conhecimento dos candidatos, e, na minha longa experiência em sala de aula, percebo que o estudo entre a publicação do edital e a prova do concurso muitas vezes é insuficiente por ser muito corrido.

A boa preparação é aquela que o candidato busca antes do edital publicado porque ele terá tempo de estudar a matéria com calma, fazendo exercícios. Nesse momento, ele deve focar bastante os conteúdos que são básicos, ou seja, exigidos em todos os concursos. Assim, quando sair o edital, se houver alguma mudança de conteúdo, faltará pouca coisa para o candidato aprender entre o edital e a prova.

Além do mais, a grande vantagem da preparação permanente é a de que o candidato sempre estará a frente dos outros que deixam para estudar de última hora e poderá assimilar a matéria com muito maior tranquilidade e profundidade.

No Meritus, oferecemos o Módulo Básico, que tem disciplinas comuns à vários concursos, oferecemos, também, preparação permanente para os concursos da Receita Federal, Fiscal do Trabalho e Polícia Federal. Quando os alunos terminam as turmas teóricas, podem fazer cursos de exercício para reforçar a matéria. E, quando o edital é publicado, criamos turmas com matérias complementares, se for o caso.

Há quatro pilares para a aprovação em concurso: conhecimento, disciplina, confiança e planejamento. Para almejar isso, é fundamental começar o estudo o quanto antes e de forma planejada. Importante também é ter um foco, uma direção a seguir, ou seja, deve pensar para qual concurso devo estudar. Não adianta estudar para todos porque o candidato acaba não sendo aprovado em nenhum.

A mudança de governo já aconteceu, o impacto inicial de adaptação da nova gestão já passou. Só hoje podemos encontrar mais de 16,2 mil vagas em concursos com inscrições abertas. Então, agora no início do segundo semestre é hora de se dedicar aos estudos, pois acreditamos que irá começar uma "enxurrada" de concursos.

O momento é de planejar e de acreditarem em si mesmos, porque todos vocês têm capacidade para serem aprovados em um concurso, basta ter disciplina, planejamento e uma boa orientação de estudo, o que, com certeza, vocês encontrarão aqui no Meritus.

Por fim, lembrem-se de que concurso é até passar!

Alessandra Mara*


* Alessandra Mara de Freitas Silva,
Professora de Direito Administrativo do Meritus Concursos LTDA
Sócia Fundadora do Meritus Concursos LTDA
Graduada em Direito pela Faculdade Milton Campos
Mestre em Direito Público
MBA LLM Direito Empresarial e Gestão Empresarial - Fundação Getúlio Vargas.