Pesquisar este blog

quarta-feira, 16 de março de 2011

Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro fará concurso para juiz

O Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro aprovou na segunda-feira (14), por unanimidade, a resolução que cria normas para a realização de concurso público para a carreira da magistratura estadual. A previsão é de que o edital seja divulgado até meados de abril. As informações são do site do TJ-RJ.

Ao assumir em fevereiro deste ano, o presidente do TJ, desembargador Manoel Alberto Rebêlo dos Santos, disse que a prioridade de sua gestão seria suprir a carência de juízes no estado do Rio. Segundo ele, há um déficit de 150 magistrados. “Nós temos um número muito grande de cargos vagos, cerca de 150, e temos que tentar resolver a situação prioritariamente e fazer concurso para a magistratura. Esta é a prioridade número um, a principal.”, disse.

O concurso para a carreira da magistratura do Rio terá cinco fases, seguindo a Resolução 75 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ): prova preliminar, de múltipla escolha; prova discursiva e duas provas de sentença; sindicância de vida pregressa com a realização de exame de sanidade física, mental e psicotécnico; prova oral e avaliação de títulos.

O Órgão Especial aprovou ainda a indicação da comissão do concurso, que será integrada, além do presidente do TJ-RJ, pelos desembargadores Leila Maria de Carvalho e Albuquerque, Ana Maria Pereira de Oliveira, José Muinõs Piñeiro e pelo vice-presidente da OAB/RJ, advogado Sergio Eduardo Fisher.

Fonte: G1