Pesquisar este blog

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Concursos - Veja o que estudar para Informática

Uma das disciplinas comuns a todos os cargos (tanto os de nível médio quanto de médio/técnico e superior) do concurso dos Correios é Informática. Para o professor Moisés Romano, que leciona no curso Degrau Cultural, não deverá haver muita diferença em relação à prova da última seleção, realizada em 2011, e, por isso, a melhor forma de estudar é com base no edital anterior. "Acredito que o padrão vai ser o mesmo. Vai cair pacote Office (Word, Excell, PowerPoint), além de Windows, internet e segurança da informação. É preciso saber o que é e o que faz o firewall, conhecer as fraudes e o que bloqueia as fraudes. Saber o que são 'phishing' e 'pharming' também é importante", disse.

De acordo com ele, outros pontos são essenciais e devem ser estudados. "O candidato tem que conhecer os protocolos, o que é HTTP, HTTPS, FNTP. Dentro do tópico Windows, é preciso estudar o painel de controle e identificar as diferenças e as novidades entre as versões XP e 7, principalmente agora, enquanto o edital não foi publicado e ainda não está especificado qual delas irá cair", aconselhou. Já no caso do pacote Office, o professor sugere que os concorrentes estudem além dos ícones dos programas. "É necessário saber os atalhos desses ícones no Word e as fórmulas no Excell. Já no PowerPoint, é bom saber o que uma apresentação de slides pode ter. E a carta marcada, nesse tópico, é o slide mestre, que sempre cai e é importante o concursando se preparar", explicou.

De acordo com Romano, o estudo não deve ser somente em livros e apostilas, mas também em cursos preparatórios. "O cursinho dá a direção de estudo para a pessoa e orienta. É importante que o candidato estude em preparatórios que estejam no mercado há um tempo e foquem em concurso. Esse é um diferencial", sugeriu. Além disso, ele acredita que dedicação e estudo em casa também são fundamentais. "O concorrente deve fazer provas anteriores ligadas à Informática. Se não conseguir responder determinada questão, é bom voltar, ver o que errou ou não sabe e estudar aquilo que tem dificuldade. A pessoa deve ter em mente que a sala de aula é lugar para aprender e em casa é para estudar", disse.

Segundo o professor, quem começar a estudar desde agora está um passo a frente dos outros participantes que se prepararam somente quando o edital sai. "O edital sai, no máximo, 60 dias antes da prova, e esse é o momento dos concursandos desesperarem começarem a estudar e lutar contra o tempo. Quem se preparar o quanto antes vai ter mais aulas sobre as disciplinas que são cobradas."

Fonte: Folha Dirigida