Pesquisar este blog

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

TRE-MG - Veja dicas de Direito Eleitoral

Em matéria à Folha Dirigida, professora ELISÂNGELA MARLIÈRE fornece dicas de Direito Eleitoral para o cargo de analista judiciário (área Administrativa).

Para auxiliar os candidatos na preparação para a prova do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, a Folha Dirigida ouviu a professora de Direito Eleitoral, do Curso MERITUS em Belo Horizonte, Elisângela Marlière, que fornece dicas para o cargo de analista judiciário (área Administrativa). Segundo a especialista, o TRE incluiu algumas disciplinas no conteúdo programático, como Noções de Direito Civil e Processual Civil; Noções de Direito Penal e Processual Penal, e retirou o Regimento Interno dos Juízos e Cartórios que somente será cobrado na prova de analista da Área Judiciária.

Ela também frisa que o candidato deve ter atenção redobrada ao estudar as disciplinas de Conhecimentos Específicos. "As matérias relacionadas nos Conhecimentos Específicos possuem peso 3 e, dentre elas, o Direito Eleitoral é a matéria cujo conteúdo programático é maior. Além disso, essa matéria é própria desse concurso, então, possivelmente será retirado dela o tema objeto da prova discursiva."

A professora destaca a importância de estudar com base em provas de concursos anteriores, aplicando o conhecimento adquirido aos exercícios, para ela, não existe estudo completo para concurso sem treinamento de questões anteriores da instituição que elaborará a prova. "Quando mais exercícios melhor. Em concurso, não basta ter o conhecimento, o candidato tem que ter perspicácia, pois as questões “maliciosas” podem conter pegadinhas que fazem o candidato se enganar na resposta e uma vez “enganado” no momento do treinamento, a pessoa já estará preparada se aquela situação se repetir em outra prova" explica.

A especialista diz que a organizadora, a Consulplan, tem como característica explorar o texto literal da legislação, mas as provas mais recentes que as diversas instituições que elaboram, estão tendenciando colocar alguns casos concretos para testar a capacidade de raciocínio dos alunos. "A dica é entender toda a matéria e, após, ler exaustivamente o texto literal da lei. Se o aluno entende a matéria e grava a literalidade do dispositivo, consegue responder questões de artigo expresso e, eventualmente, questões de casos concretos."

Se antecipar e começar a estudar com antecedência é a dica final da professora para o candidato obter êxito no concurso. "O concurso do TRE normalmente não dispõe de muitas vagas, mas é uma seleção para o qual vale muito a pena estudar, pois são cargos bem remunerados e com carga horária máxima de 40 horas semanais. Então, comecem a estudar logo, para esgotar todo o conteúdo do edital e ter maior chance de aprovação" finaliza.

Fonte: Folha Dirigida