Pesquisar este blog

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Tribunal de Contas da União : Presidente do TCU tem pressa no concurso

O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Benjamin Zymler, disse em entrevista à FOLHA DIRIGIDA que tem pressa na realização do concurso para 70 vagas de auditor federal de controle externo, cargo que exige nível superior (ainda sem definição das áreas) e tem remuneração de R$11.413 (incluindo o auxílio-alimentação de R$638). Segundo ele, há uma demanda latente de pessoal em virtude do calendário esportivo brasileiro. "A importância deste concurso para TCU é a reposição do contingente, já que muitos auditores são promovidos para outros cargos ao longo do ano, e a substituição não ocorre tão rapidamente quanto desejamos.

Outro fator é que estamos em fase de abertura de licitação para obras da Copa e Olimpíadas. Precisamos desse concurso para haver o treinamento necessário e o início imediato da função de auditor. Queremos, a curto prazo, estender o número de vagas desse concurso", disse o presidente do TCU. Embora não tenha precisado uma data para a publicação do edital, ministro Benjamin Zymler informou que o objetivo é concluir toda a seleção até o final deste ano. "Queremos que as provas aconteçam logo e os classificados sejam convocados ainda no segundo semestre de 2011", explicou o presidente do TCU, destacando ainda que a organizadora do concurso deverá ser definida nos próximos dias.

De acordo com a portaria que autorizou o concurso, a distribuição das 70 vagas será feita da seguinte forma: 68 para a área de controle externo, especialidade controle externo (42 para auditoria governamental e 26 para auditoria de obras públicas); e duas para apoio técnico administrativo, especialidade Psicologia. As vagas para auditoria de obras públicas e Psicologia terão lotação no Distrito Federal. Já as oportunidades para auditoria governamental serão distribuídas pelo Acre (3), Amapá (2), Amazonas (1), Distrito Federal (22), Maranhão (6), Rondônia (4) e em Roraima (4).

O presidente deixa uma dica como mensagem aos candidatos que vão participar do concurso: "Sou um ex-analista e um ex-auditor, ambos como concursado, e cheguei à presidência do TCU. O TCU é um órgão muito bom para quem almeja o crescimento dentro do funcionalismo público. E para isso, basta ter formação superior. Há auditores que se formaram em Direito, Psicologia, Engenharia e etc. Acredito que os candidatos devem estudar e manter um foco para que consigam alcançar seus objetivos", finalizou.

Fonte: Folha Dirigida