Pesquisar este blog

terça-feira, 11 de junho de 2013

Banco Central - Organizador do concurso já teria sido escolhido

Fonte credenciada ao concurso do Banco Central (BC) informou à FOLHA DIRIGIDA, na última segunda, dia 10 de junho, que o Cespe/UnB foi escolhido como organizador da seleção que vai preencher 515 vagas de de técnico, analista e procurador. A informação começou a circular em diversas redes sociais e sites da internet na última sexta-feira, dia 7. Procurada pela FOLHA DIRIGIDA, na última segunda, dia 10, a Assessoria de Imprensa do BC não confirmou a informação e disse que o banco segue trabalhando na escolha da instituição responsável por conduzir o concurso, cujo edital está previsto para sair no fim de julho.

Serão oferecidas 100 vagas de técnico, de nível médio (com remuneração inicial de R$5.531,23, já com auxílio-alimentação, de R$373), 400 de analista, de nível superior (R$13.968,85) e 15 para procurador, cujos requisitos são o bacharelado em Direito e pelo menos dois anos de prática forense (R$16.092,13). Em todos os casos, as contratações serão pelo regime estatutário, que proporciona estabilidade. Além do auxílio-alimentação, o BC dá direito a outros benefícios, como plano de saúde, com coparticipação do servidor. A carga de trabalho é de 40 horas semanais.
 
A autarquia ainda deverá definir se a seleção será ou não regionalizada, ou seja, com os candidatos devendo optar, já no ato da inscrição, para as vagas de qual localidade pretende concorrer. A distribuição das vagas pelas dez capitais onde o BC está presente dependerá do resultado do processo de remoção interna de servidores, que deverá ser concluído somente no fim deste mês.
 
Segundo o diretor do sindicato nacional dos servidores do banco (Sinal), Sérgio Belsito, há indícios de que haverá vagas em pelo menos nove das dez capitais, havendo dúvida apenas com relação a Belo Horizonte.
As provas do concurso, a princípio, estão previstas para setembro. No caso de técnico e analista, sendo mantidas as etapas do último concurso, aberto em 2009, os candidatos deverão ter que passar por provas objetivas, prova discursiva (apenas para analista), avaliação de títulos (dependendo da área de atuação), sindicância de vida pregressa e programa de capacitação.
 

Para procurador, já foi definido que haverá prova objetiva, três provas discursivas, prova oral e avaliação de títulos, sindicância de vida pregressa e curso de formação. No caso desse último, também está garantido que as provas serão aplicadas ao menos nas dez capitais com unidades do banco. Ainda não há essa confirmação para técnico e analista. A expectativa do banco, de acordo com o diretor de Administração do BC, Altamir Lopes,  é contar com os novos servidores no início de 2014.


Candidatos se esforçam para passar

Com o edital previsto para o fim de julho, futuros candidatos já intensificam os estudos para o concurso do Banco Central. Em enquete realizada pela FOLHA DIRIGIDA, no curso Degrau Cultural, eles disseram que não estão medindo esforços para conseguir a aprovação. Alguns alegam que até deixaram de trabalhar só para focar nos estudos. “Deixei minha vida social de lado. Até de trabalhar eu deixei para fazer o concurso”, afirma um dos entrevistados.

“Realmente é muito complicado você abdicar das coisas que gosta para estudar. Nessa fase de preparação, estou deixando de lado um pouco a minha vida social, não faço mais as mesmas coisas de antes para ter mais tempo no estudo. Consigo estudar, em média, três horas por dia. Meu maior sonho é ser aprovada, e com a estabilidade e o salário que o emprego me proporcionaria, vou poder fazer minha faculdade e, finalmente, comprar a minha casa própria.”
Viviane Rodrigues, 30 anos
Funcionária do Banco Itaú


“Deixei minha vida social de lado, até de trabalhar eu abri mão para fazer o concurso. Por ser um órgão federal respeitado, ter a oportunidade de crescer e com estabilidade, vale a pena qualquer tipo de sacrifício. Não estou estudando somente aqui no curso, dedico umas sete horas para focar nas minhas apostilas e livros. Espero realizar o meu sonho de fazer a minha faculdade, comprar um carro e poder sonhar com a minha casa própria.”
Carla Lopes, 27 anos
Estudante


“Meu lazer de barzinhos, festas e reuniões com os amigos acabou. Tenho uma filha de seis anos, preciso me focar, ao máximo, para conseguir alcançar meu objetivo de ser aprovada, isso é um sonho. Quero conseguir garantir o futuro da minha filha, comprar a minha casa própria, e sei que essa é uma grande oportunidade para conseguir realizar todos os meus sonhos. Manter uma rotina de estudos, para mim, é complicado, mas sempre procuro estudar, até mesmo no meu trabalho, quando tenho tempo.”
Gabriela de Oliveira, 26 anos
Secretária Executiva


“Sempre fiz questão de ir a cinemas, festas e sair com os amigos, entre outras coisas. Porém, a partir do momento que decidi fazer o concurso, eu parei com isso tudo. A oportunidade de crescer, a estabilidade e o salário me chamaram a atenção, e assim abdiquei dessas coisas. Hoje, posso dizer que o meu sonho é passar na prova, estou me dedicando 100% ao concurso. Estou estudando bastante, não só aqui no curso, mas também estudo em casa e na minha faculdade.”
Yuri Abreu, 19 anos
Est. de Ciência da Comput. - UFRJ


“Acredito que o caminho para ser aprovado não seja abrir mão da sua vida. Sou militar, aprovado no concurso de 2008, e na época, não deixei de fazer as minhas coisas. Mesmo assim fui aprovado, então tenho essa experiência. Sempre quando não estou em serviço, estou estudando bastante, estou muito focado. Sempre almejei as melhores coisas na minha vida. Passar no concurso do Banco Central é uma meta, pois é um órgão federal que oferece salário muito bom, além da estabilidade e da oportunidade de crescimento.”
Marcos Paulo, 24 anos
Militar


“Sempre gostei muito de assistir à televisão e jogar meu vídeogame. Só que agora deixo de fazer isso para estudar. Estudo todos os dias, cerca de duas horas, em média. Conheço pessoas que dizem que esse sacrifício não é necessário, que eu sou muito novo e não preciso focar tanto nesse concurso para ser aprovado, pois terão outros. Realmente, sou muito jovem, mas desejo comprar meu carro, ter a estabilidade e um bom salário o quanto mais cedo possível.”
Raffael Soares, 22 anos
Auxiliar de escritório


“Trabalho no Banco Central há 12 anos, como vigilante. Então, sei um pouco como é trabalhar lá dentro. Sei que ali você pode ter a oportunidade de, finalmente, ter estabilidade na vida, pois conta com um bom salário e ótimos benefícios, entre outras coisas. Minha escala de trabalho me permite ter um grande tempo para estudar, por isso, não estou abrindo mão da minha vida. Sempre quando estou em casa, estou estudando, para não depender somente do aprendizado daqui do curso.”
André Santos, 42 anos
Vigilante do Banco Central


“Procuro ter estabilidade na vida, um bom salário e poder viver como quero. Trabalhar no Bacen seria ótimo, já que oferece bom salário, a carga horária de trabalho também é muito boa e os benefícios melhores ainda. Para conseguir êxito no que quero, estou estudando não só aqui no curso, mas também quando estou em casa, o tempo que julgo necessário, que varia entre duas e quatro horas. Meu maior sonho é  quitar meu imóvel e, sendo aprovado, sei que vou conseguir realizá-lo.”
Carlos Eduardo, 36 anos
Contador

Fonte: Folha Dirigida