Pesquisar este blog

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Hemominas -MG - Professor dá dicas para a prova de Raciocínio Lógico

Para auxiliar nos estudos dos candidatos do concurso para a Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia de Minas Gerais, FOLHA DIRIGIDA ouviu o professor Walmir do Carmo, do curso Meritus em Belo Horizonte, que forneceu algumas dicas importantes para a prova de Raciocínio Lógico.
 
Segundo o profissional, a maior dificuldade dos concurseiros na hora de fazer a prova de Raciocínio Lógico, sem dúvida, é a parte de estruturas lógicas de conectivos.
"No edital do Hemominas, esse tema está representado pelas proposições, suas equivalências e negações e suas tabelas verdade. Digo isto, exatamente porque esse não é um assunto que se estuda como disciplina de qualquer curso do ensino médio, é preciso ter o domínio deste assunto para não termos surpresas desagradáveis no exame."
 
Questões que abordam este tema podem cair de diversas formas, conforme salientou o docente, especialmente com frases de proposições condicionais para análise de suas equivalências lógicas. "Também podem vir em forma de símbolos para análise de valores lógicos (verdadeiro ou falso), e podem, em casos mais complexos, vir compondo argumentos lógicos para se saber a sua validade", completa.
 
Walmir do Carmo conta que o organizador, o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), costuma ter questões bem elaboradas e criativas.
"A prova do IBFC tem grau médio de dificuldade, e um aluno aplicado e dedicado certamente terá plenas condições de gabaritar, sem maiores problemas."
 
O professor indica que o candidato siga um roteiro básico para o estudo do Raciocínio Lógico. Ele sugere que o candidato comece com teoria de conjuntos para facilitar o desenho dos diagramas, depois estudar os quantificadores e, em seguida, praticar os diagramas lógicos, o que possibilitará o acerto da lógica da argumentação.
"É importante que se dê um intervalo de descanso, mesmo que pequeno entre um e outro ítem para reforçar o conceito antes de iniciar o próximo, para evitar a exaustão, pois acredite, pode ocorrer."
 
Para encerrar, Walmir do Carmo deixa uma mensagem final para os futuros participantes do Hemominas.
"Escolha uma boa bateria de exercícios, seja objetivo e atencioso, refaça todos que errar e vá reforçando os conceitos enquanto exercita. Lembre-se sempre: quem não luta pelo que quer, não merece o que deseja. Concurso se faz para passar, mas faça até conseguir" finaliza.
 
Fonte: Folha Dirigida