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terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

BACEN - Autorização do concurso é urgente, diz sindicalista

Para o presidente do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal), Sérgio Belsito, a atual situação do quadro de pessoal do Banco Central (BC), que nos últimos três anos perdeu, em média, um servidor por dia, em razão de aposentadoria, torna imprescindível a celeridade na autorização do concurso solicitado pela autarquia ao Ministério do Planejamento. “Precisamos arrancar as autorizações para os concursos do BC já”, disse o sindicalista, ressaltando que a preocupação da administração do banco é comum à do sindicato. Segundo ele, as atividades do banco já estão prejudicadas pela falta de pessoal.
 
Belsito afirmou que a média de aposentadorias nos últimos três anos preocupa, pois os números concretizam as previsões de saídas. Ele alerta ainda que a média pode dobrar, uma vez que cerca de 1.400 servidores terão condições de se aposentar até 2014. “Em 2013, acreditamos que mais de 500 colegas deverão se aposentar. E até o final de 2014 essa estimativa deve quase dobrar. Assim que for confirmado nosso reajuste, o processo deverá se acelerar. Teremos uma média de duas aposentadorias por dia”, disse o sindicalista, citando o reajuste de 15,8% em três anos, acertado com o governo, mas que ainda precisa ser aprovado no Congresso Nacional.
 
Caso o banco não contrate novos servidores a tempo, poderá se concretizar a previsão de redução do quadro da autarquia à metade da estrutura prevista em lei, que é de 6.470 servidores, até 2014. O presidente do Sinal acredita que, caso isso ocorra, o banco pode correr o risco de não conseguir desenvolver adequadamente as suas atividades. “As atividades do BC já estão reduzidas às rotinas necessárias. Com a redução do quadro, as atividades de pesquisas, fiscalização, atendimento digno ao público e projetos estratégicos serão prejudicados”, lamentou Belsito.
 
Solicitação - Para o sindicalista, o Ministério do Planejamento deve autorizar para este ano, metade das vagas solicitadas pelo BC. O banco pediu, ao todo, 1.850 vagas nos cargos de técnico (400 vagas; nível médio), analista (1.330; superior) e procurador (120; bacharelado em Direito), para concursos no biênio 2013-2014. A expectativa é que nas próximas semanas seja autorizada a abertura do concurso referente à demanda do banco para 2013, que é de 1.090 vagas, sendo 200 de técnico, 830 de analista e 60 de procurador. As contratações no BC são pelo regime estatutário, que proporciona aos concursados a estabilidade no cargo. As remunerações iniciais oferecidas, já incluindo o auxílio-alimentação, de R$373, são de R$5.290 para técnico, R$13.333 para analista e R$16.092 para procurador.
 
De acordo com o chefe adjunto do Departamento de Pessoal do banco, Delor Moreira, o concurso deverá contar com vagas nas dez capitais onde a autarquia possui unidades. Além do Rio de Janeiro, o banco tem representações em Brasília (sede), São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Salvador, Recife, Fortaleza e Belém. O dirigente já informou também que a meta do BC é divulgar o edital em, no máximo, três meses após a autorização do Planejamento. Ainda segundo Delor, a maior parte do programa do concurso anterior, aberto em 2009, deverá ser mantida. “Eu diria que 90% do que está ali será apenas atualizado.” Na hipótese do BC manter também a estrutura do último concurso, os candidatos terão que passar por provas objetivas, prova discursiva (apenas para analista), avaliação de títulos (dependendo da área de atuação), sindicância de vida pregressa e programa de capacitação, além de três provas discursivas e prova oral, no caso de procurador.


Técnico do BC: veja programa do último concurso

PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS
LÍNGUA PORTUGUESA: 1. Compreensão e Interpretação de Textos. 2. Estrutura e Organização do Texto 3. Ortografia. 4. Semântica. 5. Morfologia. 6. Sintaxe. 7. Pontuação

NOÇÕES DE DIREITO: Constitucional: 1. A Constituição da República Federativa do Brasil, de 5/10/88: 1.1 Princípios Fundamentais. 1.2. Direitos e Garantias Fundamentais: direitos e deveres individuais e coletivos, direitos sociais. 1.3. Administração Pública: disposições gerais, servidores públicos civis. 1.4. Poderes da União. Administrativo: 1. Atos Administrativos: conceito, requisitos, atributos, classificação, invalidação. 2. Servidor Público. Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis (Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, e suas alterações posteriores). 2.1. Das Disposições Preliminares (arts. 1º ao 4º). 2.2. Do Provimento (arts. 5º ao 22 e 24 ao 32). 2.3. Da Vacância (arts. 33 ao 35). 2.4. Dos Direitos e Vantagens (arts. 40 ao 115). 2.5. Do Regime Disciplinar (arts. 116 ao 142). 2.6. Da Seguridade Social do Servidor (arts. 183 ao 231). 2.7. Das Disposições Gerais (arts. 236 ao 242).

ATUALIDADES: Domínio de tópicos atuais e relevantes de diversas áreas, tais como política, economia, sociedade (movimentos sociais, organizações não governamentais), educação, tecnologia, energia, ecologia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável e segurança pública e suas inter-relações.

RACIOCÍNIO LÓGICO-QUANTITATIVO: Esta prova visa a avaliar a habilidade do candidato em entender a estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios; deduzir novas informações das relações fornecidas e avaliar as condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. Os estímulos visuais utilizados na prova, constituídos de elementos conhecidos e significativos, visam analisar as habilidades dos candidatos para compreender e elaborar a lógica de uma situação, utilizando as funções intelectuais: raciocínio verbal, raciocínio matemático, raciocínio seqüencial, orientação espacial e temporal, formação de conceitos, discriminação de elementos. Em síntese, as questões da prova destinam-se a medir a capacidade de compreender o processo lógico que, a partir de um conjunto de hipóteses, conduz, de forma válida, a conclusões determinadas.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS - ÁREA 1
FUNDAMENTOS DE CONTABILIDADE: 1. Teoria e campo de atuação: conceitos, objetivos da informação contábil. 2. Livros Contábeis. 3. Registros contábeis. 4. Método das Partidas Dobradas. 5. Lançamentos. 6. Regime de Competência e Regime de Caixa. Critérios de avaliação do Ativo e do Passivo. 7. O Patrimônio Líquido. Capital subscrito e integralizado. 8. Reservas e provisões. 9. Contas Patrimoniais e Contas de Resultado. 10. Apuração do Resultado. 11. Operações contábeis comuns às empresas comerciais, industriais e de prestação de serviços. 12. Principais Demonstrações Contábeis - estrutura e finalidades: 13. Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício, Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido, Demonstração do Fluxo de Caixa (método direto e indireto). 14. Demonstração do Valor Adicionado e as Notas Explicativas às Demonstrações Contábeis. 15. Avaliação de Investimentos pelo método da Equivalência Patrimonial e pelo método do Custo. 16. Critérios de Avaliação de Estoques - métodos PEPS, UEPS e Média Ponderada Móvel. 17. Depreciações do Ativo Imobilizado. 18. Amortizações do Ativo Diferido. 19. Provisão para crédito de liquidação duvidosa. 20. Desconto de duplicata.

FUNDAMENTOS DE GESTÃO DE PESSOAS: 1. Principais modelos de administração pública: patrimonialista, burocrático, nova gestão pública e papéis do Estado. 2. O papel da área de recursos humanos. 3. Recrutamento e seleção – formas de recrutamento, perfil do candidato, perfil do posto, técnicas seletivas. 4. Benefícios, higiene, segurança e qualidade de vida. 5. Planos de carreira. 6. Gestão de desempenho: avaliação de desempenho, feedback, reconhecimento, elementos que favorecem desempenho de equipes. 7. Gestão por competências – mapeamento e avaliação. 8. Gestão de pessoas com foco em resultados. 9. Educação corporativa. 10. Treinamento, Desenvolvimento e Educação: conceitos e importância, operacionalização e rotinas. 11. Benefícios e serviços. 12. Bancos de dados e sistemas de informações de recursos humanos. 13. Comportamento organizacional - clima e cultura organizacional, comunicação organizacional, liderança, equipes de trabalho.

FUNDAMENTOS DE GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS: 1. Recursos materiais e patrimoniais: definição e objetivos. 2. Nível de serviço: atendimento, pontualidade e flexibilidade. 3. Ética na administração de materiais. 4. Função Suprimento: métodos de previsão da demanda; reposição de estoques: estoque de segurança e sistema ponto de pedido; compras e contratações: princípios, modalidades e tipos de licitação; seleção de fornecedores e propostas; sistemas registro de preços, pregão e pregão eletrônico; e economicidade na função suprimento. 5. Função Armazenagem: Seleção e classificação de materiais: especificação, classificação e codificação; classificação ABC; armazenagem de materiais: técnicas de estocagem e movimentação de materiais; recebimento e localização dos materiais; embalagens de proteção; inventário físico e acurácia dos estoques; avaliação financeira dos estoques; e custos na função armazenagem. 6. Função Administração Patrimonial: o ativo imobilizado; administração, contabilização e controle do ativo imobilizado; depreciação, tombamento e baixa patrimonial; administração e manutenção de imóveis e prestação de serviços gerais; e sistemas prediais: manutenções preventiva, corretiva e preditiva. 7. Função Documentação: serviços de protocolo, distribuição, classificação e arquivamento de documentos; sigilo e proteção da documentação; e tabela de temporalidade.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS - ÁREA 2
TEORIA E NORMAS DE SEGURANÇA: 1. Análise e gerenciamento de riscos - conceitos de identificação e classificação de ativos, vulnerabilidades, ameaças, probabilidades e impactos e alternativas de mitigação. 2. Continuidade de negócios e planos de contingência. 3. Gerenciamento de Crises. 4. Inteligência competitiva – fundamentos e Etapas. 5. Crimes contra o patrimônio. 6. Prevenção de fraudes e delitos internos. 7. Segurança contra Incêndios - Prevenção e combate a incêndios - Classes de incêndio, agentes extintores, brigadas contra incêndios. 8. Segurança do conhecimento - Proteção de informações. 9. Segurança de pessoas - Primeiros socorros. 10. Segurança de sistemas de TI - aspectos básicos - ameaças comuns no ambiente digital. 11. Segurança do trabalho e do meio-ambiente. 12. Segurança eletrônica - sistemas eletrônicos aplicados à segurança - objetivos e fundamentos. 13. Segurança privada - aspectos legais e de fiscalização. 14. Segurança Pública - disposições constitucionais e aspectos organizacionais - atribuições e competências das polícias Federal, Civis, Militares e Guardas Municipais. 15. Terceirização - conceitos, aspectos legais e normativos, hipóteses de responsabilidade solidária do contratante por obrigações fiscais e trabalhistas do contratado.

LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA: 1. Lei 10.826, de 22 de dezembro de 2003, e seus complementos. 2. Lei 11.036, de 22 de dezembro de 2004, e seus complementos. 3. Lei 7.102, de 10 de junho de 1983.
(*) considerar-se-á a legislação vigente até a data da publicação deste Edital no Diário Oficial da União.
 
Fonte: Folha Dirigida
 
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