Pesquisar este blog

quarta-feira, 10 de julho de 2013

MPU - Edital para técnico e analista sai a qualquer momento

O Ministério Público da União (MPU) divulgará a qualquer momento o edital do novo concurso para técnico e analista em diversas especialidades. Embora não tenha informado o cronograma da seleção, o presidente da comissão do concurso, procurador Bruno Calabrich, já informou que faltam apenas pequenos detalhes para a liberação do documento. Um fonte ligada ao MPU informou que o edital está realmente passando por ajustes finais, devendo sair mais para o final do mês. Serão oferecidas cerca de 280 vagas (além de cadastro de reserva), distribuídas por todo o Brasil. O cargo de técnico poderá exigir o nível médio ou médio/técnico, enquanto o de analista requer formação superior.
 
O MPU já confirmou a expectativa de convocar um número de habilitados superior ao previsto no edital, sobretudo em função da carência de servidores enfrentada pelos quatro ramos de atuação do órgão: Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério Público Militar (MPM) e Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). Em entrevista recente à FOLHA DIRIGIDA, o procurador Bruno Calabrich, ressaltou que o objetivo é nomear boa parte dos aprovados ainda em 2013.
 
Em função de alguns entraves burocráticos, o órgão ainda não confirmou o cronograma de etapas, bem como os valores da taxa de inscrição. Contudo, estima-se que as provas devem ser aplicadas até 60 dias após a publicação do edital, o que deve corresponder a meados de setembro. Sobre a organizadora, é dada como certa a manutenção do Cespe/UnB, assim como ocorreu no concurso que em andamento para técnico administrativo e analista processual.
 
Para o cargo de técnico, as especialidades de Controle Externo e Orçamento deverão exigir o nível médio. Já as demais, nível médio/técnico. Em relação à função de analista, todas as nomenclaturas exigem nível superior com especialização, menos a de apoio técnico administrativo nas áreas de Finanças e Controle, Gestão Pública e Planejamento e Orçamento. Atualmente, a remuneração no MPU é de R$5.285,16 e R$8.216,55, respectivamente. As etapas do concurso devem ser divididas em provas objetivas e práticas, a última para algumas funções de técnico, e discursivas, apenas para os cargos de nível superior.


Veja as especialidades do concurso
Analistas

Apoio Técnico Administrativo (Arquivologia, Atuarial, Biblioteconomia, Comunicação Social, Estatística)
Apoio Técnico Especializado (Finanças e Controle, Gestão Pública, Planejamento e Orçamento)
Medicina (Cardiologia, Clínica Médica, Dermatologia, Endocrinologia, Fisiatria, Ginecologia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Pediatria, Psiquiatria)
Perícia (Antropologia, Arqueologia, Arquitetura, Biologia, Contabilidade, Economia, Engenharia Agronômica, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Minas, Engenharia de Segurança do Trabalho, Engenharia Elétrica, Engenharia Florestal, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia Sanitária, Geografia, Geologia, Medicina do Trabalho, Oceanografia, Tecnologia da Informação e Comunicação)
Saúde (Enfermagem, Farmácia/Bioquímica, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social)
Tecnologia da Informação e Comunicação (Desenvolvimento de Sistemas Suporte e Infraestrutura)
Técnico

Apoio Técnico Administrativo (Controle Interno, Edificação, Orçamento, Segurança Institucional, Tecnologia da Informação e Comunicação, Transporte)
Saúde (Enfermagem, Laboratório, Saúde Bucal, Saúde)



Presidente da comissão diz que as vagas devem aumentar

Segundo o presidente da comissão do próximo concurso para o Ministério Público da União (MPU), procurador Bruno Calabrich, é grande a possibilidade de o órgão convocar além dos cerca de 280 classificados. A seleção, para várias especialidades, nos níveis médio, médio/técnico e superior, tem edital previsto para sair nos próximos dias. No concurso de 2010, o último com características semelhantes ao próximo, foram feitas 1.270 convocações, embora a oferta fosse de 120 vagas, excluindo os cargos de técnico administrativo e analista processual, que não constarão na nova seleção, já que ainda há uma em andamento para ambas as funções, com vistas de encerramento dentro de algumas semanas.

 
De acordo com o orçamento da União para 2013, o MPU pode fazer até 2.200 contratações nesse período. O órgão deseja finalizar as duas seleções até dezembro, de modo que os aprovados sejam convocados ainda este ano. Isso em função da grande a demanda de pessoal existente nos quatro ramos do MPU (Ministério Público Federal, Ministério Público do Trabalho, Ministério Público Militar e Ministério Público do Distrito Federal e Territórios).
 
Fonte: Folha Dirigida