Pesquisar este blog

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Planejamento pede aumento de vagas para 2012

O ano de 2012 reserva, desde já, boas perspectivas para os concurseiros. A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, solicitou ao Congresso Nacional a adequação da proposta de orçamento da União para o próximo ano, ampliando o número de cargos e funções vagos no Executivo.

O objetivo é possibilitar a realização de concursos públicos para 3.499 vagas em diversas instituições federais. Desse total, 2.247 vagas serão objeto de novas autorizações, já que segundo o Ministério do Planejamento, na ampliação solicitada já estão contempladas as 1.200 vagas autorizadas para o concurso da Polícia Federal (PF) no último dia 12, além de 52 oferecidas no concurso em andamento para o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres do Ministério da Integração Nacional (Cenad/MI).

Conforme nota técnica anexa ao ofício encaminhado para a o presidente da Comissão Mista de Orçamento do Congresso, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), o acréscimo permitirá a realização de concursos para 1.872 vagas na PF e na Polícia Rodoviária Federal (PRF), 850 na Receita Federal, 500 no Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit), 150 na Controladoria Geral da União (CGU), 75 na carreira de analista de infraestrutura e 52 no Cenad/MI.

Todos esses concursos são para atendimento a projetos prioritários do governo, tais como o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas e o Plano Estratégico de Fronteiras. Consultado pela FOLHA DIRIGIDA, o Planejamento informou que ainda não possui previsão de quando as novas autorizações serão concedidas.

Com o acréscimo solicitado pela ministra Miriam Belchior, passa de 10.317 para 13.816 o número de cargos ou funções vagos no Executivo federal em decorrência de exoneração, aposentadoria ou morte. O relatório final da proposta de orçamento da União para 2012 deverá ser votado no Congresso Nacional nos próximos dias.

- Ofício651MP

Fonte: Folha Dirigida