Pesquisar este blog

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

SEJUS-ES - Quer lançar edital do concurso até 28 de fevereiro

A expectativa da Secretaria de Justiça do Espírito Santo (Sejus-ES), cujo concurso destinará 800 vagas para o nível médio, é de que o edital seja divulgado até o dia 28 de fevereiro. No entanto, a Assessoria de Imprensa do órgão afirmou que a realização do concurso ainda depende de como a Sejus será contemplada no orçamento deste ano. Caso o documento saia dentro da previsão, a intenção é que as provas aconteçam em abril.
Embora ainda não haja a distribuição das vagas, essas abrangerão as funções de agente penitenciário e agente de escolta e vigilância. Para concorrer a uma das oportunidades, será preciso ter, além da escolaridade, idade entre 18 e 30 anos, altura mínima de 1,65 (homens) e 1,60 (mulheres) e carteira de motorista na categoria B.
O cargo compreende vários atrativos, entre eles o Plano de Carreira, que possibilita a ascensão profissional, estabilidade (já que o regime de contratação é o estatutário) e expansão salarial, conforme o tempo de trabalho e a especialização. Inicialmente, os agentes recém-formados contarão com salários iniciais de R$1.956,24, para jornadas de 40 horas semanais, podendo ser submetidos a escala de revezamento.
Apesar de ainda não suprir toda a necessidade da Sejus, o secretário da pasta, Ângelo Roncalli, afirma que o Estado tem adotado uma política que inclui concursos públicos para agentes penitenciários, terceirização de serviços penitenciários com empresas privadas e, também, a cogestão com a participação da sociedade civil. "Esse concurso preenche vagas importantes nas unidades prisionais, mas ainda vamos precisar realizar novos concursos públicos em 2012 ou 2013, para novos profissionais", garante.
O último concurso, que ocorreu em 2009 e ainda está dentro da validade, poderá nortear a preparação daqueles que pretendem participar desse novo. Assim, a seleção será composta por prova objetiva, exames de aptidão física, de saúde, psicotécnico e investigação social, nessa ordem. Após o resultado final, os aprovados ainda passarão pelo curso de formação.

Fonte: Folha Dirigida